Josiane Dias e Dias

Depois de alguns anos, percebi que ter um blog nunca foi algo de responsabilidade.

Ter um blog é para si mesmo um momento de reflexão e tirar do silêncio das mentes e transformar as palavras em esporros.

Raramente tenho escrito, mas preciso deixar o silêncio de lado e falar algo....

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Eleições, uma mística revolucionária!


Saudações amigos leitores!É ruim ficar muito tempo sem escrever, na verdade andei meio muito ocupada, fiz prova para uma pós graduação pela qual consegui a felicidade de ser aprovada, também estive aterafada com as escolas em que trabalho. Porém, entretanto, contudo, mas, todavia, hoje resolvi escrever sobre as eleições 2010.
Na verdade acredito que muitas são as opiniões sobre eleições, podemos falar desde a questão da ficha limpa até sobre o amadurecimento democrático no Brasil, tendo em vista do processo de ditadura militar que perdurou por 21 anos, e apenas em 1989 nós, o povo conseguimos eleger diretamente um presidente, mas mesmo assim em 1992 o mesmo tem a capacidade de ser derrubado por denúncias de corrupção.
A minha indagação são múltiplas, que vão desde porque o TIRIRICA em São Paulo está com uma intenção de votos de 1 milhão de cidadaõs, até porque o Edmar Moreira, aquele que construiu um castelo aqui na região da Zona da Mata tem a ousadia de ser candidato como deputado federal.
O título do texto de hoje é uma mística revolucionária, pois a minha crença pessoal é que de fato o poder do voto pode ser uma revolução. Sabe porque penso dessa forma, me lembro do Solidariedade, um partido na Polônia de característica trabalhista e que chegou ao poder em 1990 com Lech Walesca, revolucionou a Polônia em 1990, tudo através do voto.
A mística que sempre escuto em todos os lugares que vou é que "são sempres os mesmos!" "Para que vou votar, tá tudo ruim mesmo"
A ideologia popular deve ser repensada e reavaliada, somos todos dotados de direitos e deveres dentro da sociedade brasileira e por isso devemos sim, fazer valer dos nossos direitos de escolher um representante pelo qual cada um de nós entendemos que sejam a essência do povo brasileiro.
Ontem a noite vi sobre a questão dos deputados federais, nunca em toda a história do Brasil tiveram tantos candidatos pleitando o cargo de deputado federal, são mais de 5 mil candidatos disputando 513 cadeiras, o Acre tem a possibilidade de eleger 8 deputados e São Paulo consegue eleger 70 deputados, sempre de acordo com o número de eleitores. O mais interessante é que os deputados eleitos terão direito a 15 salários anuais no valor de R$16.500,00 por mês, fora as dispesas com transporte, moradia e outros.
A minha intenção nessa fala não é pedir votos aos candidatos pelos quais eu vou votar, muito menos falar que voto não está com nada (Não sou anarquista e não gosto deles!) a minha intenção é mostrar que temos que ser sérios com a nossa decisão, podemos modificar as estrutras para bem ou para mal, são muitas escolhas, mas acredito que a realidade brasileira merece um olhar mais profundo!
Vote sim, vote de uma maneira pela qual você acredita, mesmo se for no TIRIRICA!

Um comentário:

  1. Parabéns pela aprovação e parabéns também pelo texto. Muita gente foi morta durante os 21 anos de ditadura para que nós tivéssemos o direito de votar livremente. Mesmo que a minha revolta com o modelo político corrupto do Brasil me cause certa repulsa. Mas deixar de votar é desprezar a luta de tantos que acreditaram que o Brasil poderia um dia, através da democracia representativa, ser uma país melhor.

    ResponderExcluir