Josiane Dias e Dias

Depois de alguns anos, percebi que ter um blog nunca foi algo de responsabilidade.

Ter um blog é para si mesmo um momento de reflexão e tirar do silêncio das mentes e transformar as palavras em esporros.

Raramente tenho escrito, mas preciso deixar o silêncio de lado e falar algo....

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Súplica cearense, a música que virou notícia!


Pois é!Tanto tempo que não sento para escrever algo nesse blog, mas hoje foi inevitável. Poderia falar sobre o jogo entre Brasil e Holanda, ou até mesmo da raça desempenhada por Gana nessa copa, mas resolvi falar de algo que pouco tem passado na mídia, algo pelo qual me pertubou a mente hoje pela manhã!
Estava lavando o banheiro da minha casa, era mais ou menos umas 10:10, e obviamente escutando um som, e dou vários doces no palito pra quem advinhar qual a banda que estava tocando!!!!
Isso mesmo acertou aquele que respondeu O RAPPA, gente ouvindo a regravação de Súplica Cearense, uma música de autoria de Luiz Gonzaga, comecei a viajar na letra e percebi que a concepção de chuva e seca na letra hoje é a realidade mais crua da nossa região nordestina!
Sempre acompanhamos o período de seca na região nordestina, e acredito que como eu, todos pensavamos como aquilo era indgno para um ser humano. Quantas vezes pedia a DEUS para que verdadeiramente essa região tivesse uma concentração maior de água, mas passava ano, entrava ano e a mesma coisa acontecia!
Mas, esse ano as chuvas castigaram a região, assim como na letra da música, em que o sertanejo pede para chuver de mancinho, e que a esperança era uma planta brotar do chão, porém o volume de chuva foi grande e depois ele pede para parar de chuver!!
Isso literalmente aconteceu nesse ano, chuvas demasiadamente pesadas, e regiões inteiras declarando estado de calamidade pública!
Hoje como historiadora da vida, vejo uma reflexão FUDIDA, o nordeste com seus movimentos de contestação que nortearam desde períodos coloniais, desde a resistência baiana com a presença francesa na região, bem como os seus alfaiates lutando pela liberdade dos escravos, ou também o Ceará o primeiro Estado da nação em que libertou os escravos,etc. Uma região que apresenta uma infinidade de pontos que levam a resistência, as novas formas de pensar, e sem dúvida um desenvolvimento econômico que deu o ponta-pé inicial para que o BRASIL se torna a economia que é hoje! E simplismene o que vemos é NADA!
Somos um povo que sempre ajuda uns aos outros, mas políticas públicas firmadoras de ações passíveis de auxílio a esse povo que sofre constantemente com a SECA, hoje sofre com as cheias, com as inundações!!
Minha crítica é COPA DO MUNDO é ÓTIMO, mas o NORDESTE pede socorro, por favor olhe para a história, olhe para a importância de seu povo e simplismente GOVERNO ACORDE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário